domingo, 1 de abril de 2012

Resenha – A lenda de Arion – O círculo



Livro: A lenda de Arion – O círculo

Autor: L.S. Bertolino

Editora: Perse

Sinopse: Imagine um conturbado internato no meio à uma ditadura militar brasileira. Depois, acrescente a ele um portal falho que, de uma hora para outra, resolve fazer uma viagem para outro mundo, levando consigo duas pessoas que se odeiam. Além disso, adicione um grupo secreto que reúne-se sob um Chafariz Congelado, um rei enlouquecido pelo poder e três reinos fantásticos em guerra. Muito? Esse é apenas o começo da aventura mais impressionante de todos os tempos.

Bem posso dizer que me surpreendi com a leitura e que também me deixou ansiosa pela continuação, mas vamos ao que interessa...

A lenda de Arion – O círculo é uma história envolvente de Arion, o jovem rapaz que ao longo na trama conta como se desenvolveu, ou melhor, como cresceu como pessoa. No começo você acha que o livro é mais uma narrativa chata, pois é contada em primeira pessoa, mas você se surpreende com o desenrolar dos fatos.

Eu gostei de tudo nesse livro, como o autor desenvolveu todo um mundo e como sem sombra de duvida ele disponibilizou um tipo de dicionário do outro mundo bem no começo do livro para você entrar na aventura. Gostei da forma que foi contada a história, pois como mencionei está em primeira pessoa, narrada por Arion que pude notar o desenvolvimento dele tanto no internato a qual estava por conta da ditadura como na guerra do mundo a qual ele caiu que não era sua.

Adorei a personagem Ana apesar de achá-la a chata, mas deu certo ar da graça no meio para o final da trama. Surpreendei-me com o quase final, pois ainda tem uma continuação da personagem Ana. Espero que ela tome juízo. Adorei os outros personagens como Caça-lobos ou Iam, o líder do Circulo, ai está o porquê O círculo.

Gostei de Dion, um personagem mega legal – mesmo que essa não seja a melhor discrição dele – e sua amada Tutu. Juro que ri alto com os dois e suas conversas – Arion e Dion. Sem contar com os outros personagens da trama, não que eles sejam menos desinteressante, mas esses citados ainda são os melhores.

Os erros? Quase não vi nenhum. A correção tanto na ortografia quanto as letras – sabe aquele momento que você digita sem querer uma coisa e sai outra – não ocorreu nesse livro. Os capítulos são na medida certa – nem tão grandes e nem tão pequenos – o que me salvou muito na leitura, pois cada capítulo tinha um começo, meio e fim e você não se perder.

Caracas! Espero que não fique enorme. Voltando...

A capa é simples, as letras num bom tamanho e creio que o que me deixou chateada foi o final já que tenho que esperar pela continuação e amei mesmo a aventura de Arion e seu grupo. Eu me vi muitas vezes entre o grupo não só pela narrativa, mas como o autor conseguiu me transportar para o reino de Havalis e o reino de Galadar. Como as criaturas foram bem descritas assim como os lugares, como tudo foi sendo mostrado no tempo certo e na hora certa. A explicação de como mundo funcionava e as duvidas que não só pairavam na mente de Arion como na minha.

Simplesmente impressionante como a leitura fluiu tranquilamente sem eu me preocupar com o tempo ou com os dois dias que deixei de lado o livro. Creio que a continuação vai nos revelar quem é o vilão e se os romances vão floresceu mais. Espero muitas emoções para o próximo livro e mais sangue e batalhas...

Tudo foi na medida certa. As lutas. As questões de matar ou viver. A convivência. E entre muitos outros assuntos, pois sair da ditadura militar e entrar no seio de uma guerra não é tão fácil para um jovem de dezesseis anos.

Acho que já chega de escreve. Caso você queira se aventura junto com Arion leia o livro e sinta na pele toda essa magia. Recomendo.

Observação: Adorei que em cada capítulo tem o símbolo do círculo.

Observação 2: Tem elementos que remete ao nosso costumes como o jogo muito estranho de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário