quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Saint Seiya versus Shurato 2

Segundo algumas fontes da época Shurato era a cópia de Saint Seiya, mas convenhamos há inúmeras diferenças como: as armaduras, os poderes e entre outros que não me recordo agora. Só que lendo uma página em um site, vi que fizeram uma comparação entre os dois animes. Bem leiam e faça seus comentários.

Comparações com Os Cavaleiros do Zodíaco

Por ter sido lançado a fim de pegar carona no sucesso de Os Cavaleiros do Zodíaco, Shurato possui diversas semelhanças com este anime, tais quais:

• O contexto mitológico, na qual Os Cavaleiros do Zodíaco tinha como inspiração as lendas da mitologia grega e Shurato os moldes da religião Hindu, tendo Seiya e Shurato a missão de resgatar uma deusa, Atena e Vishnu, respectivamente.

• As armaduras utilizadas pelos personagens de ambas as séries, com a diferença de que os shakti de Shurato são mais pomposos, com visual mais plástico, cheio detalhes em alto relevo e curvas; e as armaduras de Cavaleiros do Zodíaco são mais simples no começo e vão ficando mais complexas conforme o andamento da história. Além disso, a palavra "Shakti" não possui tradução no idioma japonês (assim como "Sohma"). Ela é escrita como "神甲冑", e significa literalmente "Armadura dos Deuses".

• A energia ilimitada liga os personagens ao meio exterior, representado pelo Cosmo em CDZ e o Soma¹ em Shurato. A palavra "Soma", na verdade, sequer existe na língua japonesa (provavelmente, por esta razão, não foi traduzida para a nossa língua). Ela foi criada especialmente para o anime e escreve-se "光流", significando literalmente "fluxo de luz".

• Personagens, como Ryuma e Shiryu de Dragão, e Ikki de Fênix e Leiga, que possui trejeitos andrógenos similares aos de Shun de Andrômeda, e seus respectivos golpes: "Asas de Fogo" de Leiga com "Ave Fênix" de Ikki, "O Dragão de Fogo" de Ryuma se assemelha ao "Coléra do Dragão" de Shiryu, além de outros como "Cristal de Aço" de Hyoga para o "Pó de Diamante" de Hyoga de Cisne, e a "Formação Mandala" à "Exclamação de Atena".

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem no meu ponto de vista um anime não tem nada haver com o outro. Pode ser tratar de religião e mitologia, mas convenhamos não é igual. Cada um explora um tema e apesar de que por coincidência existe dois Hyoga que ao meu ver são completamente diferentes. E também a shakti é mega diferente das armaduras. Além do mais Shurato e Seiya são totalmente diferentes em personalidades, mas infelizmente os dois protegem uma Deusa. Eu poderia citar inúmeros pontos, mas os deixo com uma certeza que Shurato e Seiya não são iguais.

Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário