segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Evento – Bienalpe 2017

Nos dias 06 a 15 de outubro no centro de convenções de Pernambuco foi realizada a Bienalpe que trouxe algumas novidades como a cobrança de ingresso. Sim, houve alguns problemas porque as pessoas acharam ruim a cobrança de ingresso para comprar livros. Cobrando ou não, algumas pessoas entraram de graça como crianças até 12 anos, estudantes e entre outras pessoas. E teve até ingresso social que saiu em torno de 7 reais levando um quilo de alimento. A inteira custou 10 reais e a meia 5 reais.

Esse blog foi selecionado para ir ao evento e vamos expor o que achamos da Bienal. Visto que esse ano houve uma significativa diminuição no local, ou seja, não foi usado todo o espaço disponível do centro de convenções. Teve algumas atrações legais como: Artist Alley, Bienalzinha, oficinas, palestras e muitas outras atrações. Além do que alguns lugares fora do centro de convenções receberam atrações de graça com o tema da Bienal como cinema São Luiz, o anfiteatro da UNICAP, algumas COMPAZ.

Só que senti falta das grandes editoras no evento e de espaço, pois em alguns lugares era visível a falta de espaço, por exemplo, tinha expositores dividindo espaço com mais de 4 expositores além de espaço de locomoção. A bienal que é destinada a livros virou meio que um local de venda de artesanato, cantinho da culinária e muitas outras coisas que não tinha o foco nos livros.

Outro ponto a ser comentado é a falta de disponibilização das palestras, muitas vezes os palestrantes falavam lado a lado e não tinha uma certa organização. Os artist Alley era outro problema, pois eles ficaram no fundo do evento bem perto do palco da távola nerd que às vezes era difícil de se comunicar com os artistas além de ser um ponto pouco visível aos frequentadores.

Houve também muita falta de informação para pegar as credenciais. E por conta da credencial que fui muitas vezes confundida com os expositores por conta do meu crachá de impressa. Não havia uma cor para descriminar quem era impressa, expositor, convidado e afins.

Sim, teve pontos positivos como o espaço dedicado ao mundo geek, a bienalzinha para as crianças, aos desenvolvedores de plataformas e entre outros. A Bienal trouxe muitas atrações como Carlos Ruas, o professor Fabio Paiva, Thony Silas, Eron Villar, o recife malassombrado, mistiras e muitos outros. O cantinho geek e os cosplay foram uma atração à parte dando uma pegada aos jovens. Mas repito que diferente da última edição esse ano não vi nada focado aos livros.  

Afinal o que é a Bienal? A bienal é foca em levar as pessoas a ter prazer a leitura e senti falta das editoras de quadrinhos, mangás e alguns livros da cultura pop nerd como na última edição.

Bem fico por aqui deixando claro que o evento não foi de todo ruim, mas que precisar ser melhorado se ainda quiser ter na próxima edição. Na próxima postagem vou postar umas fotos do evento e contar um pouco o que houve no evento no olhar das fotos.


Até... 

2 comentários:

  1. Pois é né amiga, muitas coisas estão mudando e nem sempre para melhor. Está igual aos eventos de animes, a diferença de 2009 para 2017 está muito grande. Antes que era focada na turminha fã da cultura japonesa em geral, agora está tendo coisas que não representa mais esses fãs, além dos ingressos comerem nossos fígados.

    É triste saber que até a Bienal que deveria ser focada na leitura, está partindo para outros caminhos, só para não perder pessoas em seus eventos.

    É como digo, mudar é bom, porém nem tudo fica bom com mudanças.

    Ps.: Como conseguiu ser selecionada para tal evento? Adoraria algumas dicas, pois se caso eu conseguir ir no Ressaca Friends, vou querer fazer algo do tipo.

    Beijokas geladas, amiga

    ResponderExcluir
  2. É mesmo amiga as coisas precisam mudar, mas para melhor e não para pior como vemos em alguns eventos.

    Mas espero mesmo que isso um dia mude.

    E sobre como eu fiz para ir no evento como blogueira é só se inscrever no site e ter um blog ativo. Bem foi essa as exigências da Bienal daqui. Acho que você deve também focar em eventos ai na sua cidade e visitar alguns lugares além de focar só nas resenhas. Tipo diferenciar um pouco.

    Qualquer coisa me chama no Facebook.

    Beijos e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir