terça-feira, 26 de setembro de 2017

Resenha do livro – Guardians volume 3



Livro: Guardians volume 3

Autor: Luciane Rangel

Ilustração: Ana Claudia Coelho

Editora: Lexia



Eu demorei sim, acho que esperando por um retorno dos personagens e olha que tem – a trilogia tem uma continuação -, mas não é esse o ponto, pois esse livro foi um dos que comprei a trilogia e conheci uma pessoa muito especial. Luciana Rangel assim como outras autoras de literatura brasileira me fez voltar a ler e escrever, algo que tinha me distanciado. Além desse livro eu tenho outros tantos de autores nacionais e olha que a lista é grande, mas com o tempo a vida pediu meu distanciamento da leitura e agora com a minha volta resolvi não só lê os livros nacionais como dá um retorno aos autores dos seus livros.

Guardians é um dos tantos livros que eu demorei a lê com o medo de me despedir de personagens tão carismáticos. Morte teve e muitas, algumas mortes foram surpreendentes ao meu ver, mas crucial para o fechamento da trilogia. Final feliz? Nem todos tiveram no início porque afinal depois da missão de fecha a barreira há outras missões no dia a dia. Ah sim, alguns personagens tiveram sim um final feliz.

Ótimas ilustrações de Ana Claudia Coelho em algumas partes do livro e claro o fechamento da adorável trilogia. Luta teve sim, mas creio que eu esperava um pouco mais na batalha final, porém me surpreendi com o desenrolar dos fatos. Na realidade eu pouco me lembrava do livro 2, mas com a leitura percebi o quanto os personagens sofreram desde o primeiro livro não só pelo passado de cada um, mas como um futuro incerto ao fecha a barreira.

Dizer que tudo acaba bem é normal em algumas obras. O que surpreendeu foi as finalizações e como cada personagem foi se despedindo de mim. Senti bem cada um cumpriu e está cumprindo sua missão. Talvez algumas pessoas mudem sua visão do mundo ou talvez nem tanto como no caso da irmã de Marcos.

Vê os personagens superando suas barreiras e seguindo com garra me fez pensar o quanto eu estou aqui lutando no meu cotidiano. Ah, Guardians me fez ver que o nosso inimigo não é um youkai, mas o quanto temos que lutar não só com nossos medos e o futuro incerto. Sei, estou enrolando e muito e não colocando os pingos nos is, mas como explicar o final de uma trilogia sem dizer o final.

Entendeu?! Eu poderia chegar aqui e dizer que tudo acabou bem, mas nem sempre a vida é assim. A vida é realmente como no final de Guardians, pois ao final de uma missão temos outras e outras.

Agora os nossos amados guardians tem a missão dá vida normal e a obrigação de ser eles mesmos. A amada dupla – escritora e ilustradora - me conquistou do começo ao final nas suas obras, pois me sinto órfã dos dozes personagens após o termino da leitura, entretanto sinto que a minha alegria ao terminar tal obra fez valer a pena lê.

Parabéns meninas e sinceramente não posso escolher um de tantos personagens, pois todos me cativaram e com isso termino a trilogia feliz com essa magnifica obra. Recomendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário